Menu Lateral
 

 

HISTÓRIA E MISSÃO

A ideia do fortalecimento dos municípios mineiros teve início quando o então Governador Dr. Rondon Pacheco assinou o Decreto n.º 15.254 de 15/02/73, criando a Superintendência de Articulação com os Municípios - SUPAM, órgão da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN-MG, com o objetivo específico de articular o planejamento a nível municipal e microrregional com o planejamento estadual.

Para dirigir a SUPAM foi convidado o Ex-Prefeito de Barroso, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão que propôs a criação de associações microrregionais como forma de despertar nas lideranças políticas municipais o interesse pela identificação e a solução de problemas comuns de forma conjunta, considerando o associativismo como instrumento fundamental de desenvolvimento municipal e microrregional.

Nos primeiros tempos de lançamento das sementes das associações, a SUPAM, entendeu que era necessário um trabalho de base, quase sacerdotal. Mas criadas as primeiras associações, quando foi possível testar a seriedade da iniciativa, a ideia do associativismo estava assimilada e o sucesso do empreendimento plenamente assegurado. A partir daí, de todos os recantos do Estado, as solicitações para a formação de Associações se multiplicaram, contando-se hoje, com mais de 35 associações em funcionamento em todo o Estado de Minas Gerais. 

No caso específico da AMVER, a articulação para sua criação e implantação iniciou-se no segundo semestre do ano de 1975, e as cidades escolhidas para formarem a Associação foram: Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São João del-Rei, São Vicente de Minas, São Tiago e Tiradentes.

A cidade de São João del-Rei foi escolhida como sede da Associação com a denominação Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes - AMVER. 

Em 28 de abril de 1976, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, através da conjugação de esforços da SUPAM e dos Prefeitos Municipais, foi oficialmente constituída a AMVER. 

A AMVER foi instituída por meio de Estatuto o qual prevê sua personalidade jurídica de direito privado, entidade civil de fins não econômicos, apolítica e apartidária, constituída por prazo indeterminado e que tem como MISSÃO promover a integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõem.

Transcorridos 40 anos de existência a AMVER ampliou a sua linha de atuação, sem abandonar seu objetivo principal, destacando-se também pelo atendimento direto aos anseios dos municípios, através de uma efetiva assessoria nas áreas contábil, financeira, administrativa, jurídica, engenharia e topografia; realização de cursos e seminários; e, prestação de serviços de sistema de informatização e patrulha motomecanizada.

A experiência adquirida ao longo desses anos de existência lhe confere um elevado grau de competência. Reconhecida como associação de excelência, a AMVER vem se consolidando e expandindo de forma constante, sempre com o LEMA “Orientar e Servir” a todos os municípios, que nela confiam e depositam toda credibilidade.

Atualmente existem 18 municípios filiados à AMVER: Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del- Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.


Mais Notícias

(c) 2017 - AMVER - Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes
Endereço: Avenida Leite de Castro, nº 1364 Cep: 36.301-180 - Cidade: São João Del Rei / MG
Tel.: (32) 3371-7100 - Email: amver@amver.org.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: